Se você está triste, acabrunhado, sorumbático... A receita universal diz que rir é o melhor remédio. Mas, se você está feliz da vida, lépido e fagueiro, nada melhor do que mais umas boas doses de humor para manter o alto astral.
Seja qual for o seu estado de espírito, você está convidado a tomar uma overdose de graça, nos dois sentidos; a rir com as paredes com os traços de um bando de artistas que, sem saída, saem do sério e acham tudo muito divertido, até velório de papa-defuntos.
Então, sem mais delongas, venha rir com a gente!
ServiçoExposição Coletiva de Humor Rindo com as paredesAbertura: 01/09/2006 (sexta-feira) às 19:00Local: SESC Galeria/Deodoro (São Luís/MA) Participantes do Maranhão:Érico, Cabalau, Beto Nicácio, Joacy Jamys, Ronilson Freire, Ronald Martins, Jonilson Bruzaca, Salomão Jr., Marcos Caldas, Hamilton Cantanhede, Helton Luís, Wilson Caju, Ruy Marcos, Cordeiro Filho Participantes de outros Estados:Arionauro, Gilmar (SP), Jota-A (PI) Leia online: http://www.joacyjamys.com.br/noticias2.php?id=175
Texto: Joacy Jamys
Que projecto este de colocar um portal na net de humor gráfico em português. Uma aposta que em termos económicos é completamente nula, ganhando apenas em visibilidade. Dou por mim a agradecer o facto da língua portuguesa estar espalhada pelo mundo, e ser oficial em outros países que não o meu.
O brasil tornou-se assim o principal país que me visita, e os seus "chargistas" os principais responsáveis pelo conteúdo. Vejamos as diferenças:
Em portugal existem meia dúzia de autores activos. Activos no sentido de publicarem regularmente e partilhar o seu talento com outros do meio. No brasil existem milhares de autores activos, e uma concorrência saudável. É comum a partilha e parcerias entre autores, e a troca de informações mesmo além fronteiras é enriquecedora para todos os envolvidos. Em portugal cada autor é uma ilha, lutando por um lugar no mercado. No brasil, muitas vezes o lugar no mercado surge com a conjugação de esforços, sendo também que o mercado é muito mais vasto. Tenho trabalhos de "chargistas" de topo, que publicam em grandes meios, e estes são os primeiros a me enviarem as suas obras, com uma simplicidade e honestidade impressionantes. Estes autores, graúdos e reconhecidos, têm a delicadeza de me agradecer a inclusão neste portal. Meus deus, se eles soubessem a honra que tenho em os ter aqui! Os cartunistas portugueses não estão para aí virados. Os nossos de "topo" vivem à sombra do seu sucesso, não partilham nem querem que as suas obras saiam da sua "minoria superiormente cultural".
O humor em portugal está doente, aliás como quase toda a cultura portuguesa. Num país tão pequeno, tantas são as ilhas culturais. Sejamos realistas. O que seria de mim, deste portal, e dos seus autores, se este site não fosse em português brasileiro? Até a língua soa mais a "samba"!
O Humor e a História marcam as actividades do Museu Nacional da Imprensa neste Verão, apresentando exposições em seis cidades diferentes, desde a Capital até ao Minho. Com um total de onze mostras, sete das quais fora de portas, aquele museu reforça a política de descentralização cultural que tem vindo a praticar.
Em Lisboa, o humor marca presença no Ministério das Finanças, com a exposição do VII PortoCartoon-World Festival: Humor e Sociedade. A mostra é constituída por mais de 200 desenhos e apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados de mais de mil concorrentes de todo o mundo. Ainda na Capital, pode ser vista, na Galeria do Diário de Notícias, a exposição Rodrigues Sampaio: o jornalista e o político através da imprensa. Trata-se de uma exposição documental evocativa de António Rodrigues Sampaio (1806-1882), quando se celebra o bicentenário desta personalidade que marcou o Séc. XIX. Produzida pelo Museu Nacional da Imprensa e organizada em parceria com o Diário de Notícias, a exposição é composta por dezenas de peças, muitas delas originais da época.
Sob a perspectiva humorística, pode ser apreciada em Esposende, terra natal de Rodrigues Sampaio, a mostra Sampaio no humor de Bordallo. Alvo predilecto do lápis corrosivo de Rafael Bordallo Pinheiro, como todas as grandes figuras da época, Rodrigues Sampaio foi satirizado em vários números do jornal humorístico António Maria, sobretudo em 1881, quando presidiu ao Conselho de Ministros. As primeiras caricaturas deste político estão patentes nesta mostra, produzida pelo Museu da Imprensa para a autarquia de Esposende.
Até domingo, dia 27, pode ser vista na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, a exposição Impressões Fotográficas. Composta por cerca de 40 fotografias sobre o espólio do Museu Nacional da Imprensa, a mostra resulta de um desafio lançado pelo museu a oito fotógrafos: Alfredo Cunha, Augusto Baptista, Francisco Ávila, Gaspar de Jesus, Jorge Viana Basto, João Paulo Sottomayor, Pereira de Sousa e Ricardo Fonseca.
Em Celorico de Basto, pode ser visitado o Núcleo do Museu Nacional da Imprensa, instalado junto à Biblioteca Municipal.
A Estação da CP de Braga mostra ao público o Riso do Mundo. Centenas de pessoas podem ver diariamente o melhor do PortoCartoon-World Festival espalhado pelas paredes daquela estação de comboios.
Na Invicta, está patente até 6ªfeira, dia 25, a mostra Vinho do Porto no humor mundial no Palácio da Bolsa (na Ribeira). Podem ser vistos mais de meia centena de cartoons sobre o maior embaixador português que assinala, este ano, os 250 anos da criação da região demarcada do Douro. Esta exposição, do Museu da Imprensa, resulta do Prémio Especial Vinho do Porto, criado na edição deste ano do PortoCartoon-World Festival.
Ainda no Porto, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, podem ser visitadas quatro mostras. A oitava edição do PortoCartoon-World mostra mais de 250 cartoons, nomeadamente os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do concurso. Integradas no PortoCartoon deste ano, estão as mostras internacionais de cartoon: Vencedores da FECO (Inglaterra) e Humor de Piracicaba (Brasil) com cerca de 200 cartoons patentes. No seu conjunto, os visitantes daquele museu podem apreciar, até final do ano, mais de 450 cartunes distribuídos por 800 m2. Para ver há ainda a exposição permanente de maquinaria gráfica Memórias Vivas da Imprensa.
Ainda no âmbito do PortoCartoon pode ser visto on-line o Museu Virtual do Cartoon (http://www.cartoonvirtualmuseum.org/). Propriedade do Museu Nacional da Imprensa pretende ser visto como um espaço dinâmico que valorize a linguagem universal do cartoon, na linha de excelência do humor que tem marcado o PortoCartoon, considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura.
O Museu Nacional da Imprensa fica situado a montante da Ponte do Freixo e pode ser visitado todos os dias (incluindo domingos e feriados) no seu horário habitual: 15h-20h.
O primeiro episódio da mini-série em quadrinhos "Eterno Retorno" dá início a uma aventura 10 anos antes da história do game. A iniciativa de criar um modelo inédito on-line e gratuito no Brasil é mais uma opção para os admiradores do MMORPG Taikodom.
Enquanto prossegue com a segunda fase de testes beta do MMORPG espacial Taikodom, a catarinense Hoplon Infotainment resolveu aproveitar a ficção criada para o jogo para desenvolver uma série de histórias em quadrinhos gratuita, disponibilizada através do site oficial do jogo www.taikodom.com.br
A idéia da publicação, que ganha um novo episódio a cada dois meses, é auxiliar o jogador a entender o universo do Taikodom. "Num game massivo lidamos ao mesmo tempo com um público muito grande, em momentos distintos. A revista é uma oportunidade de falar diretamente com cada leitor, uma experiência individual e mais íntima , explica Tarqüínio Teles, presidente da Hoplon.
Eduardo Ferrara, ilustrador da revista que está há 17 anos neste mercado, também acredita que a Graphic Novel tem uma vital importância para compreender o intrincado universo do Taikodom e seus fundamentos e não economiza elogios para a publicação. " Os gráficos são maravilhosos. Apesar de trabalhar na área há alguns anos, fiquei na expectativa nas primeiras reuniões, pois o que os autores me apresentaram era algo totalmente novo, conceitos arrojados e infinitas possibilidades ", conta o desenhista, que juntou o traço do mangá - um estilo de quadrinho oriental - com o desenho europeu para dar um diferencial na revista. "Q uem leu o número Zero da série vai perceber que o número um está bem superior, não apenas na trama mas pela qualidade gráfica que se refina progressivamente", acrescenta.
Esta nova edição da Graphic Novel narra as aventuras de Gao Jung, um ex-agente da polícia internacional antiterrorismo do século XXI que, após despertar cento e cinqüenta anos depois de sua morte, tem a difícil missão de enfrentar a imortalidade como um castigo. Assim como Gao, o leitor vai descobrir que viver e morrer à luz de um futuro tecnológico quase milagroso, mas irredutivelmente imperfeito, é muito mais que simplesmente fazer parte do jogo.
O universo Taikodom foi criado e desenvolvido junto com o escritor Gerson Lodi-Ribeiro. A Graphic Novel tem o roteiro assinado pelo jornalista Roctavio de Castro, com argumentos de Tarqüínio Teles e Cristóvão Buzzarello, da Hoplon. O desenho e a arte final são do ilustrador Eduardo Ferrara, que desenvolveu projetos como Metal Metal Djambers, Antimatéria, Zuretas, ilustrações para RPG e editoriais. O download da edição pode ser feita no www.taikodom.com.br
MESTRE DOS QUADRINHOS - Eduardo Ferrara já teve trabalhos de humor publicados na Crau (Editora Impression), HQs, capas na Game-X (Editora Trama) e Veja Kid+ (Editora Abril), Dragão, Tormenta (Editora Talismã). Professor de mangá também foi ilustrador do Jornal Nippo Brasil. Já participou dos projetos Zuretas, MetalDjambers/MD4 (publicado no Folhateen da Folha de S. Paulo), Tara, Antimatéria (publicado na revista Galileu da Editora Globo) e centenas de storyboards de comerciais. Produz ilustrações editoriais, como para a Editora Abril nas revistas Nitro 4 Rodas e Superinteressante Mundo Estranho.
CONHEÇA O TAIKODOM - O Taikodom é um multiplayer online de ação e tem como plano de fundo o ambiente espacial em escala real com um universo persistente, onde todas as informações e eventos são constantemente armazenados e permanecem influenciando as atitudes de todos os demais jogadores. No universo Taikodom você pode ser o que quiser e sua missão é viajar, lutar, vender, liderar ou simplesmente sobreviver. A aventura se passa em 2252, em um mundo cheio de possibilidades, num universo em constante expansão. O game passa atualmente por uma segunda rodada de desenvolvimento. Os ajustes estão sendo feitos para atender as sugestões dos usuários como uma curva de aprendizado mais suave, interfaces mais intuitivas e maior presença do universo ficcional dentro do game. Para quem quiser ainda testar gratuitamente o game basta se inscrever em www.taikodom.com.br
Mais informações: Augusto Köech (48) 3322 1706Texto: Augusto Köech
Fórum "Um festival de BD serve para quê?"
Realiza-se em Outubro/Novembro o Festival de BD da Amadora, como toda a gente sabe.
Ultimamente tem havido alguma polémica sobre como devem ser os festivais de BD em Portugal, uma vez que, com o mercado no estado lastimável em que está, o actual modelo de Festivais não atrai mais público, não cativa a população das localidades onde é feito e não traz grandes proventos comerciais aos editores (e por via deles, aos autores).
Daí que o BDjornal entenda útil iniciar-se um debate sobre o que deveria ser um Festival de BD. Temos os modelos de Angoulême (o tradicional Festival Europeu, organizado pelo município ou com a ajuda deste) e o de Barcelona (mais à maneira americana, organizado por editores e livreiros).
Outros modelos haverá e outras soluções poderão ser encontradas.
Aceitam-se opiniões...
Quem quiser pode lá dar um salto através do link
http://www.centralcomics.com/portal/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2500
Não é habitual eu divulgar estas notícias, mas pela iniciativa e honstidade na atitude gostaria de vos convidar a ler o texto que o cartunista brasileiro Joacy Jamys escreveu sobre o Sergeicartoons.com
Que honra ter um autor além fronteiras avaliando e divulgando o meu trabalho, quando habitualmente é o contrário. Cliquem aqui e leiam o artigo: Jamys está no portal português Sergei Cartoons
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art.
O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas-história, literatura, artes e psicologia.
Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho.
De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.
Hugo Pratt reune o concenso como um dos maiores argumentistas e desenhadores do século XX. Com uma vastissíma obra, onde se destaca o herói Corto Maltese, Pratt diz-nos acerca da sua criação: "Com Corto Maltese, se escolhi o mar como ambiente do personagem foi talvez apenas porque era mais fácil de desenhar (risos). Mas um marinheiro tem uma dimensão mais romântica do que um “cowboy”, porque ele vai para lá da linha do horizonte, à procura do que lá se encontra. Na pradaria, há as estrelas e a erva. Mas o mar tem qualquer coisa de diferente e foi assim que surgiu Corto Maltese.
Para os fans aconselho uma visita ao especial que o Jornal Público dedica ao autor e sua obra. Eis o endereço: www.publico.clix.pt/sites/cortomaltese/noticias.html
SA Marionetas - Teatro & Bonecos
Depois de percorrer ruas e praças um pouco por todo o lado, este projecto chega ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, transpondo assim a experiência adquirida num ambiente descontrolado que é a rua.
A arte do gesto serve como base a uma série de cartoon s, a palavra é substituída pelos gestos como forma de comunicação, o som da guitarra de Israel Pereira ilustra esta tão antiga forma de representação, onde a interacção com o público e o humor marcam presença constantes.
Indicado para crianças a partir dos 6 anos
Duração: aproximadamente 50 minutos
www.plateia.iol.pt
Segundo a nota assinada pela mulher e por seus filhos, Thaves apresentou a ideia de Frank & Ernest durante um jantar familiar. A família Thaves (a esposa Katie, e os filhso Sara e Tom) agradece os leitores, e editores, particularmente Tom Peoples, que apoiou a ideia de uma tira de apenas um quadro, quando tantos outros recusavam esta ideia. Os escritores Don Dougherty e Sam Hurt, que colaboravam com a arte de Frank & Ernest, também foram lembrados.
A nota prossegue explicando que Toam Thaves, filho de Bob, já ajudava o pai com a tira desde 1997, e que deve dar seqüência ao material.
A família Thaves lembrou de uma tira em particular, reproduzida no alto desta página, na qual a divertida dupla criada por Thaves discutia um possível epitáfio para ser colocado em seus túmulos. Uma homenagem apropriada para a ocasião.
Thaves nunca teve uma instrução formal na arte do cartum e dos quadrinhos (se formou em psicologia), e começou como muitos outros artistas, copiando seus autores preferidos.
Foi na Universidade de Minnesota, enquanto estudava psicologia, que começou a publicar suas tiras. Frank & Ernest começaram a aparecer em revistas na década de 1960, e foram distribuídos por um "Syndicate" em 6 de novembro de 1972. A tira chegou a ser distribuída diariamente para 1.300 jornais do mundo todo.
Entre suas inovações, está o uso de letras maiúsculas sem balões para os diálogos dos personagens, e o fato de que todas as tiras tinham apenas um quadro. Este recurso já havia sido usado esporadicamente por outros autores, como, por exemplo, Milton Canniff, em Terry e os Piratas, mas nunca uma tira havia sido produzida exclusivamente desta forma.
Além disso, esta foi a primeira tira syndicated a usar cor digital nas suas páginas dominicais, a primeira a listar diariamente o endereço de e-mail de seu autor aos leitores.
Seu trabalho em Frank & Ernest lhe rendeu muitos prémios incluindo o National Cartoonist Society Newspaper Panel Cartoon Award (conhecido com prémio Reuben) nos anos de 1983, 1984 e 1986.
Frank & Ernest são publicados diariamente no Brasil, há anos, pelo Estadão e pelo Jornal da Tarde.
Por Sérgio Codespoti - www.universohq.com
Esposende - A Casa da Juventude de Esposende acolhe a partir do próximo sábado a mostra humorística «Sampaio no humor de Bordallo», um conjunto de caricaturas de Rafael Bordallo Pinheiro sobre o jornalista e político António Rodrigues Sampaio.
A exposição é promovida pelo Museu Nacional de Imprensa e pela Câmara Municipal, com o intuito de assinalar o bicentenário do nascimento de Rodrigues Sampaio, natural de Esposende, que se comemora este ano.
Enquanto político, Sampaio foi «um alvo predilecto do lápis corrosivo» de Bordallo Pinheiro, sobretudo em 1881, quando assumiu a presidência do Conselho de Ministros. As caricaturas traduzem «bem a forma risonha e mordaz com que Rodrigues Sampaio foi analisado por Rafael Bordallo Pinheiro», sublinha o Museu de Imprensa, em comunicado.
A mostra integra algumas dezenas de caricaturas publicadas por Bordallo Pinheiro nos álbuns «O Calcanhar de Achilles» e «Berlinda» de 1870 e nos jornais «O Espectro», a «Revolução de Setembro» e «Lanterna Mágica», este último o suporte que viu nascer o célebre Zé Povinho.
«Sampaio no humor de Bordallo» estará patente até ao dia 15 de Dezembro, de segunda-feira a sábado e tem entrada gratuita.
(c) PNN Portuguese News Network
Uma mostra de mais de 200 cartoons sobre o Holocausto foi aberta hoje - uma resposta do Irão à publicação no ano passado por um jornal dinamarquês de caricaturas do profeta Maomé, que causou furor no mundo islâmico. Os cartoons, de 204 inscritos num concurso que oferecerá US$ 12 mil ao vencedor, foram fortemente influenciadas pelas posições do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que foi amplamente criticado no ano passado ao dizer que o Holocausto era um "mito" e que Israel deveria ser varrido do mapa.
Um cartoons, do indonésio Tony Thomdean, mostra a Estátua da Liberdade segurando com a mão esquerda um livro sobre o Holocausto e fazendo a saudação nazista com a direita. Masoud Shojai, diretor da Casa de Caricaturas, que promove o concurso junto com o jornal Hamshahri, afirmou que um júri analisou 1.200 inscrições.
O concurso foi anunciado em fevereiro depois de protestos mundiais contra os cartoons de Maomé publicadas pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten. Muitos muçulmanos consideraram os cartoons uma ofensa e uma violação da tradição proibindo imagens do profeta.
O jornal Hamshahri argumentou que queria testar a tolerância do Ocidente com desenhos sobre o assassinato de seis milhões de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. O concurso recebeu inscrições de todo o mundo, inclusive do Brasil.
A mostra, que irá até 13 de setembro, está sendo realizada numa sala de exibição localizada nas proximidades da Embaixada da Autoridade Palestina, que era usada pela diplomacia israelense antes da revolução islâmica de 1979.
Fonte: Agencia Estado
Léo Valença, cartunista brasileiro e colaborador regular deste Portal, está a participar na exposição virtual intitulada ARTE PELA PAZ promovido pelo Estúdio de Arte HQ, no Brasil.
Além de Léo podemos encontrar mais autores de talento. Aqui fica a lista dos cartunistas que foram seleccionados e orgulhosamente participam nesta iniciativa: Lucas Leonardo (Pernambuco), Rosa Pillon (São Paulo), Léo Valença (Rio de Janeiro), Leticia Barreto (São Paulo), Blanca Trevizan ( Paraná), entre outros. Podem conferir aqui, e votarem nos trabalhos que mais gostam: http://www.iluminattis.com.br/index.php?p=app2006_galeria
Será que o humor português se está a perder? Depois da época áurea da Imprensa satírica, onde proliferava um sem número de publicações dedicadas a fazer rir, todas elas desapareceram e até ao momento ninguém se mostrou disponível para recuperar essa tradição. A propósito desta realidade, Osvaldo de Sousa (estudioso e devoto do cartoon a quem se devem várias e importantes iniciativas de divulgação, entre elas os Salões Nacionais de Cartoon e Caricatura) comenta que “ninguém aposta na Imprensa satírica porque, hoje em dia, os jornais vivem da publicidade e o português não tem espírito humorístico. Fazer publicidade a um jornal humorístico é dar o lado negativo da empresa, não é uma empresa séria, quando a coisa mais séria é precisamente o humor. Hoje os jornais têm que ter publicidade para sobreviver. Antigamente, vendia-se, e se vendia sobrevivia, se não vendia deixava de existir. Hoje, há revistas que não vendem, mas que têm um suporte económico por trás e andam por aí nas bancas”, concluindo que “as pessoas têm medo de rir”.
Artigo adaptado da entrevista de Osvaldo de Sousa à Revista "Meios"
O festival de BD é um fenómeno relativamente recente, que visa a promoção da banda desenhada, afastando-a da sua finalidade essencial, a leitura.
No festival de BD, a banda desenhada é exposta ou comercializada, mas raramente é para ser lida.
Sobre este aspecto, importa considerar as palavras que Roussado Pinto, um dos nomes fundamentais da BD portuguesa, escreveu num artigo "Qual o Futuro da Banda Desenhada?", publicado no Jornal do Cuto nº 166, Ano 5, de 1 de Junho de... 1977: "Desta maneira — e considerando os factos expostos de grosso modo como o fizemos — qual o futuro da banda desenhada? - repetimos.Ela acabará por ser uma arte eleita, uma arte de raiz, uma arte dirigida a determinado público (como a pintura, a música, o teatro, etc.), e o seu futuro serão as paredes ou os álbuns de luxo. Passar-se-á a fazer banda desenhada para emoldurar em quadros (cada quadro será um pequeno conto, com princípio, meio e fim, que terá espaço e vida completa num quadro), e nos álbuns de luxo, quando as 'histórias' (que de histórias terão muito pouco, tal como na música, por exemplo), forem um pouco mais longas, e onde os apreciadores se deleitarão em boas reproduções, boas cores, boas concepções. Os jornais deixarão de incluir as suas tradicionais 'tiras' e passarão a fazer crítica às exposições de banda desenhada do artista tal e tal, e dos álbuns publicados.Dir-se-á então que a banda desenhada atingiu a sua idade adulta — arte pela arte —, mas ficará a nostalgia de quando vivia e pulsava nos milhões de mãos que com ela vibravam. O tempo não perdoa. E se é certo que nada morre, também não é menos certo que tudo se transforma... A banda desenhada não pode fugir à regra."Este futuro adivinhado por Roussado Pinto não está muito longe da realidade actual. Releva efectivamente este conflito entre a promoção da parte e do valor artístico, e a promoção do todo. Regra geral, um festival de BD é incapaz de evidenciar aquilo que atraiu a maior parte dos leitores para esta forma de linguagem.
Pedro Mota in noticiasdaamadora.com.pt
O governo chinês proibiu a transmissão de desenhos animados produzidas no exterior com o objetivo de "melhorar a progamação para as crianças", que vinha recebendo críticas. As autoridades bloquearam a difusão de caricaturas estrangeiras no horário das 5 horas da tarde até às 8 horas da noite. A série norte-americana "Os Simpsons" e a japonesa "Pokémon", entre outras, serão substituídas por produtos nacionais.
A imprensa chinesa criticou a medida e disse que as crianças claramente preferem os desenhos estrangeiros. "Esta é uma política míope e preocupante, que não resolverá os problemas fundamentais da indústria da animação chinesa", disse o jornal "Southern Metropolis News". "Crianças e adultos não terão mais alternativa além de submeterem-se aos produtos chineses".
Os dirigentes comunistas estavam incomodados com as muitas caricaturas estrangeiras vistas pelas 250 milhões de crianças chinesas, especialmente diante de seus esforços para fortalecer a produção local, baseada em histórias tradicionais e considerada carente de originalidade.
Se você gosta de desenhos, cartoons e historinhas não poderá perder o Circuito Henfil. É isso mesmo. Aracaju será a primeira capital nordestina a receber a exposição do cartunista bem-humorado, Henfil, aberta no próximo dia 18 de agosto, na Galeria J. Inácio, anexa à Biblioteca Epiphâneo Dória.
Serão 100 trabalhos do artista que estarão na mostra até o dia 30. O evento está sendo organizado pelo filho do cartunista, Ivan Consenza de Souza, que virá a Aracaju para a abertura da exposição e proferirá uma palestra nos dias 21 e 22.
Personagens como Graúna, Bode Orelana, Delegado Flores, Ubaldo e Zeferino poderão ser visto e lembrados pelo público que admira o cartunista, que foi sem dúvida um dos críticos mais audaciosos na história da política brasileira.
Fonte: www.infonet.com.br
Mais um novo desenho animado está chegando ao Cartoon Network. No dia 04 de agosto, o canal estreia "Ben 10", as aventuras de um garoto de dez anos de idade que pode se transformar em dez super heróis alienígenas com apenas um comando.
O jovem Ben conta com a ajuda do "Omnitrix", um aparelho capaz, com apenas um clique, de libertar o seu lado super-herói. Um deles é "Fantasmático", que vive escondido nas sombras sempre preparado para atacar o Vilgax ou o Krakken, dois diabólicos alienígenas tão fortes quanto ele.
Os episódios inéditos de "Ben 10" vão ser apresentados todas as sextas, às 19:30, com reprises aos sábados, 10:30. A partir do dia 17 de julho, o site do Cartoon Network vai trazer uma pequena amostra do desenho.
Fonte: www.tvmagazine.com.br
Festival de Cinema do Fundão realiza-se entre 30 de Setembro a 8 de Outubro IMAGO com número recorde de curtas.
Um número recorde de 1.340 curtas-metragens, de 60 países, concorreu à 7.ª edição do Festival Internacional de Cinema Jovem (IMAGO), que decorrerá no Fundão de 30 de Setembro a 8 de Outubro. Orçado em 180 mil euros, o IMAGO é organizado pela Cooperativa Cinema Jovem e a Câmara do Fundão.
O valor dos prémios, em três secções competitivas para realizadores com menos de 35 anos de idade, ascende a 15 mil euros. Este ano, pela primeira vez, o festival incluirá uma secção competitiva designada «Micromovies», destinada a filmes produzidos para a Internet e dispositivos portáteis multimédia e cujas inscrições decorrem até Setembro.Além das secções competitivas, o IMAGO 2006 tem como tema principal as relações entre a banda desenhada, os super-heróis e o cinema.
Sob o título «Da Nona à Sétima Arte», vão ser exibidas adaptações de banda desenhada para o cinema e criações de autores de BD que decidiram passar para trás das câmaras.O destaque vai para a exibição de seis filmes e alguns trabalhos publicitários do ilustrador inglês Dave McKean e três películas do chileno Alejandro Jodorowsky.Aqueles dois realizadores vão estar presentes no IMAGO para dirigirem oficinas criativas e fazer parte do júri internacional.
O programa inclui ainda secções dedicadas à carreira de Clint Eastwood e uma aposta nos trabalhos do belga Nicolas Provost como jovem realizador para o futuro.Haverá também programação especial para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho do Fundão e espectáculos musicais, na secção «Sound & Vision Experience», com Pop Dell’Arte, Jens Lekman, Janine Rostron e David Holmes & Andy. O Programa do certame inclui secções dedicadas à carreira de Clint Eastwood.
Fonte: www.oprimeirodejaneiro.pt
Uma nova editora está no mercado, apostando no humor gráfico. A Marginália Editora traz-nos os cartoons do grego Arka:
Relações perigosas - O autor de “Jogos para Dois” e “Olha Papá, Estou a Voar” – esta colectânea de situações hilariantes reproduz no seio do mundo animal algumas das preocupações típicas do Homem relativamente à sua sexualidade. A SIDA, a homossexualidade, o adultério, o desinteresse sexual são alguns dos temas tocados por este livro que explora a psicologia do sexo para nos fazer rir. Muito.
64 páginas, capa molePreço : € 8,00
Fonte: http://www.marginalia.com.pt/livros/arkas_relacoes.html
Raimundo Waldez ficou em 3.º na competição de cartuns políticos Ken Sprague, ilustrando um general brasileiro que consome cocaína em forma de pomba da paz
LONDRES - O brasileiro Raimundo Waldez conquistou o terceiro lugar na competição internacional de cartuns políticos Ken Sprague, realizada em Londres, na Inglaterra. Os juízes indicaram que o artista mostrou "um sentido muito satírico de humor, com um tom sério". A ilustração mostra um general brasileiro consumindo cocaína em forma de pomba da paz.
O concurso, promovido pelo jornal Morning Star e pela Political Cartoon Gallery, foi vencido pelo iraniano Edik Boghosian Konaraki e pelo chinês Zhang Bin, que obtiveram o primeiro prêmio compartilhado. Os vencedores receberam um prêmio de mil libras esterlinas (cerca de US$2 mil) e a publicação das ilustrações em vários veículos da imprensa local.
A competição foi disputada por 200 ilustradores de 44 países, com obras centradas na paz internacional, justiça social e valores humanitários.
Entre os países de onde foram recebidas ilustrações estão Argentina, Armênia, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Croácia, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Jordânia, México, Uruguai, Estados Unidos e Uzbequistão.
O júri foi composto pelos ilustradores Martin Rowson e Steve Bell, pelos sindicalistas Frances O´Grady e Ken Gill, e pelos artistas Jackson Sprague e Michal Boñcza.
"O júri ficou muito impressionado com o alto nível das obras", informou o comitê organizador. "A ilustração de paz de Edik Boghosian Konaraki, do Irã, foi muito original e imaginativa na forma de apresentar o famoso símbolo da paz, utilizando meios gráficos simples", acrescentou.
A obra do iraniano mostra o fóssil de uma pomba da paz, com um ramo crescendo de seu bico. "A imagem mostra que ainda é possível conseguir a paz. Enviou uma mensagem muito poderosa", destacaram os organizadores.
Fonte: ANSA - www.estadao.com.br
«Através da Banda de Moebius», o filme de desenhos animados mais caro da história da China, estreou ontem nos cinemas daquele país. O filme, a três dimensões, falado em inglês e em chinês, custou 12,7 milhões de euros e contou com a participação de mais de 400 especialistas estrangeiros, disseram à agência Xinhua fontes da produtora, o Instituto de Tecnologia Digital de Shenzhen.
A elaboração deste filme animado demorou cinco anos e teve a participação de Glenn Chaika, realizador de «Mulan 2», de Kevin Lee e Bob Koch, directores de «Stuart Little» e «Toy Story 2».
“Vamos distribuir mais de 100 cópias em todo o país e esperamos arrecadar das bilheteiras 997 mil euros na China continental”, declarou Teresa Cao, porta-voz da produtora.O filme é inspirado na banda desenhada de Jean Giraud, também conhecido como Moebius, cujas histórias deram origem a filmes como «Alien» e «O Quinto Elemento».
Acaba de aportar nas prateleiras de lançamentos o Catálogo do 32º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (R$ 60, em média). Editada pela Imprensa Oficial, a bela publicação traz em 148 páginas 245 trabalhos que representam o que de melhor o tradicional salão de humor recebeu em sua edição passada. Cartuns, charges, caricaturas e tiras dividem espaço na seleção que teve como avaliadores os cartunistas Paulo e Chico Caruso, Alcy, Gual, Santiago, Fernando Gonzáles, Orlando e Zélio.
E, entre os trabalhos exibidos, duas caricaturas (uma reproduzida à direita) e um cartum de Luiz Carlos Fernandes, ilustrador do Diário. Velho conhecido dos salões de humor, Fernandes ficou com o segundo lugar na badalada categoria caricatura, além de abocanhar o até então inédito Prêmio Câmara.
“Em 2001 participei pela primeira vez do salão sem nenhuma pretensão e acabei ganhando o primeiro lugar entre as caricaturas”, diz o ilustrador. Daí em diante, foram duas menções honrosas em 2003 e 2004. Para a edição deste ano, Fernandes finaliza uma escultura em papel machê: “Tomara que dê tempo”.
Edição 2006 – E por falar no Salão de Piracicaba 2006, as inscrições podem ser feitas até sábado (dia 5). Os trabalhos inéditos em cartum, charge, caricatura e tiras têm temática livre e as obras devem ser entregues em formato A3 sem moldura. Caso seja enviado pelo correio, o trabalho deve ser montado sobre papelão.
Desta vez, os ganhadores receberão um total de R$ 25 mil em prêmios, divididos entre os primeiros e segundos colocados nas quatro categorias.
Os interessados em participar podem enviar os trabalhos pelo correio endereçados ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Secretaria de Ação Cultural) – r. Maurice Allain, 454, Piracicaba. CEP 13405-123. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-2620 ou pelo site, do qual é possível imprimir a ficha de inscrição.
Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Informações no site
www.salaodehumordepiracicaba.com.br
Fonte: Ana Carolina Rodrigues - Do Diário do Grande ABC
Os vencedores do 3º Salãozinho de Humor da UNIVATES serão conhecidos no dia 18 de agosto, em solenidade realizada no Espaço Arte do Prédio 3, a partir das 19h30min. Onze prêmios em dinheiro, no valor total de R$ 5.500,00, mais três bolsas em cursos de extensão, serão conferidos aos premiados - alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio de diversos municípios.
Além dessa premiação, os vencedores receberão um troféu, criado especialmente para o evento, e seus trabalhos, compostos de caricaturas, cartuns e histórias em quadrinhos, serão impressos em banners de 55x60cm, a serem expostos na UNIVATES, no comércio, em repartições públicas, Casas de Cultura e espaços públicos de Lajeado e da região. Cada um dos premiados também dá direito a um prêmio de R$ 500,00 para a sua escola.
Integrando a programação do 3º Salãozinho de Humor, a Instituição realiza, de 21 a 25 de agosto, o Festival de Humor na Tela. Serão realizadas duas sessões de cinema diárias, com capacidade máxima de 200 pessoas em cada, direcionadas a alunos da pré-escola até a oitava série. As escolas interessadas podem se inscrever, gratuitamente, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 326 e 412. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.